13/06/2019 14:23

Ações na Justiça do Trabalho gaúcha marcam Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Diversas ações da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul marcaram o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, celebrado em 12 de junho. Na tarde da quarta-feira, no Foro Trabalhista de Porto Alegre, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, juntamente com a diretora do Foro, juíza Anita Job Lübbe, e as gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Madalena Telesca e juíza Maria Silvana Rotta Tedesco, distribuíram materiais informativos sobre o tema. Foram entregues gibis, panfletos, pins e cataventos (símbolo da campanha mundial de combate ao trabalho infantil) para os diversos frequentadores da sede.

Além disso, o prédio do TRT-RS, em Porto Alegre, durante as noites do mês de junho, está iluminado nas cores que compõem esse catavento-símbolo: amarelo, laranja, vermelho, verde e azul. 

O material informativo também está sendo distribuído em sedes do Judiciário Trabalhista gaúcho no Interior do Estado. E a 36ª edição da Maratona de Porto Alegre, realizada no dia 2 de junho, também teve distribuição desses itens. 

Trabalho Infantil

Atualmente, conforme o IBGE, 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil. A legislação proíbe o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14. Até os 18, é vetado o trabalho em atividades noturnas e perigosas. Porém, a maior parte dos jovens de 14 a 17 anos ocupados está em situação irregular de trabalho. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, 73 milhões de menores de idade trabalham em ocupações perigosas, como agricultura, mineração, construção civil e fábricas com condições precárias. O número representa quase metade dos 152 milhões de jovens que têm entre cinco e 17 anos de idade e estão envolvidos em alguma atividade produtiva.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
trabalho infantilhorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista