Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/06/2019 17:49. Atualizada em: 07/06/2019 15:44.

Magistrados do TRT-RS participam de cúpula sobre direitos sociais em Roma

Visualizações: 1
Início da galeria de imagens.
Foto posada dos participantes da Cúpula, em frente ao local onde ocorreu o evento, na Pontifícia Academia das Ciências Sociais.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Magistrados da Justiça do Trabalho gaúcha participaram da Cúpula Panamericana de juízas e juízes sobre Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, realizada nos dias 3 e 4 de junho em Roma, na Itália. O encontro foi organizado pela Pontifícia Academia das Ciências Sociais e presidido pela autoridade máxima da Igreja Católica, o Papa Francisco. Estiveram presentes a desembargadora Maria Madalena Telesca, as juízas Eliane Melgarejo, Gabriela Lacerda, Daniela Floss e Valdete Souto Severo e o juiz Rafael da Silva Marques.

Durante o encontro, juízes, magistrados, advogados e defensores públicos de diferentes países das Américas debateram assuntos ligados à erradicação da pobreza, acesso à educação e à alimentação, e empoderamento da mulher. Os magistrados gaúchos falaram ao público na terça-feira (4). A juíza Eliane, representando o TRT-RS, destacou, em sua fala, a importância de ações que promovam a justiça social — sejam institucionais ou por parte dos indivíduos. A magistrada citou iniciativas do Tribunal gaúcho nesse sentido, como o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, a Comissão de Cultura, os Programas de Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo e Aprendizagem, além da participação do Tribunal na Comunidade Jurídico-Trabalhista, que promove o Projeto Pescar. “Precisamos substituir os afetos do medo e do desalento paralisantes pelos afetos da solidariedade e da esperança ativas, pois somente estas sementes podem nos reconduzir à ação a partir da visualização e problematização dos processos e da promoção de trocas interculturais, a fim de relembrar-nos que, apesar de distintos, somos iguais em humanidade e em irmandade, portanto”, afirmou Eliane.

O Papa Francisco encerrou as atividades apresentando um documento que frisou a relevância dos temas abordados durante os dois dias e o papel dos juízes na sociedade. “Queridos magistrados, vocês têm um papel essencial. Deixem-me dizer que são também poetas; são poetas sociais quando não têm medo de serem protagonistas na transformação do sistema judicial baseado na coragem, na justiça e na primazia da dignidade da pessoa humana sobre qualquer outro tipo de interesse ou justificativa. Eu gostaria de concluir dizendo: ‘Felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça; felizes são aqueles que trabalham pela paz’”, afirmou o Pontífice.

O evento em Roma foi realizado após o sucesso da Primeira Conferência sobre Direitos Sociais e Doutrina Franciscana, realizada em junho de 2018 na Universidade de Buenos Aires.

Acesse o álbum de fotos oficial do evento.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS, com fotos dos magistrados que participaram do encontro
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista