Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/04/2019 15:49. Atualizada em: 29/04/2019 16:50.

Com estádios iluminados de verde, dupla Gre-Nal lembra vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Visualizações: 47
Início do corpo da notícia.

Ontem, 28 de abril, foi o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data é o marco principal do movimento Abril Verde, dedicado ao tema. 

Em homenagem à data, o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, foi iluminado com a cor verde nas noites desse final de semana. A  Arena do Grêmio também exibiu a cor verde em alguns dias de abril.

O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e o Sport Club Internacional se engajaram na causa a convite do Programa Trabalho Seguro, gerido no Estado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul.

O Abril Verde

O mês de abril foi escolhido como marco para essa mobilização em razão de um grande acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia (EUA). em 1969. Desde 2005, o Brasil tem no calendário oficial o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que dois milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais. Ou seja, pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo.

O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.

29---Abril-Verde---Beira-Rio.jpg
Estádio Beira-Rio

29---Abril-Verde---Arena-do-Grêmio.jpg
Arena do Grêmio
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4. Fotos: Inácio do Canto e Ascom do MPT-RS
Tags que marcam a notícia:
trabalho seguro
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista