Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/03/2019 10:07. Atualizada em: 27/03/2019 10:07.

Corregedor-geral da Justiça do Trabalho se familiariza com programas e ações do TRT-RS

Visualizações: 21
Início da galeria de imagens.
Corregedor visita Cejusc e é apresentado a ferramentas de conciliação
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A agenda do segundo dia da correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) incluiu reuniões do ministro-corregedor, Lelio Bentes Corrêa, com gestores responsáveis por alguns dos mais importantes programas e iniciativas em andamento na Justiça Trabalhista do Rio Grande do Sul. As conversas ocorreram no Gabinete da Presidência, no Foro Trabalhista de Porto Alegre, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do primeiro grau e na Escola Judicial.

Acesse as fotos da correição.Abre em nova aba

No início da manhã, o corregedor encontrou com integrantes do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que apresentaram as atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito deste Regional. Na sequência, ele se reuniu com o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e com representantes do Comitê de Combate ao Assédio. Nas conversas, os membros dos Comitês esclareceram aspectos referentes a sua atuação e estruturação.

No turno da tarde, o ministro Lélio conheceu o Cejusc de primeiro grau, localizado no térreo do Foro Trabalhista de Porto Alegre. Ali, lhe foram apresentadas as diferentes ações de conciliação que vêm sendo conduzidas, bem como as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para impulsionar as conciliações. As novidades incluem um painel estatístico para apresentar, com infográficos, o número de audiências realizadas e designadas, bem como a quantidade e o índice de acordos, visualizáveis por classe de processo, por desembargador-relator, por conciliador, por empresa reclamada e por advogado. Outro programa, que agrega recursos de inteligência artificial, realiza a análise do potencial conciliatório de processos no segundo grau – cruzando informações para facilitar a triagem e seleção de reclamatórias adequadas para conciliação.

O corregedor também foi apresentado ao Fidejust (Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho) em encontro com representantes da entidade na direção do Foro Trabalhista. O Fórum tem atuação no âmbito estadual, com o objetivo de coordenar e desenvolver a comunicação digital de todas as ações de valorização, fortalecimento e defesa da Justiça do Trabalho como ramo especializado do Poder Judiciário.

No fim da tarde, o ministro se dirigiu à Escola Judicial. Lá, ele conversou com a diretora da Escola, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, que apresentou as instalações e explicou a reestruturação da estrutura de capacitação de magistrados e servidores durante a sua gestão. O corregedor também passou pela sala de aula do Projeto Pescar, atividade que tem o TRT-RS como patrocinador e que ocorre nas instalações da Escola Judicial. Ele conversou com os alunos, jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social, que encontram no projeto uma possibilidade de qualificação e entrada no mercado de trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Álvaro Lima - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucionalcorreição
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista