Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/11/2018 11:44. Atualizada em: 09/11/2018 12:42.

1º Encontro de servidores Negros do TRT-RS emite nota de apoio ao Quilombo da Família Lemos

Visualizações: 41
Início do corpo da notícia.

Nós, servidores públicos federais, convidados e demais presentes, reunidos no I Encontro de Servidores Negros do TRT4, manifestamos todo o nosso apoio ao Quilombo da Família Lemos, localizado na Avenida Padre Cacique, 1250, em Porto Alegre.

O Quilombo está sofrendo ameaça concreta de retirada do território.

A demora do poder público em demarcar as terras quilombolas resulta em uma constante violação de direitos humanos. Com o sétimo quilombo urbano da cidade de Porto Alegre, o Quilombo Lemos, não foi diferente. 

No dia 07/11 a família sofreu ameaça de despejo ilegal, em razão da ausência do cumprimento dos requisitos necessários para tanto, além da desconsideração com o fato de se tratar de uma comunidade quilombola, devidamente certificada. 

A família Lemos conta com 60 pessoas, dentre elas muitas crianças, e está no local desde a década de 60, quando o casal Jorge Alberto Rocha de Lemos e Delzia Gonçalves de Lemos passou a trabalhar de forma legal para o Asilo Padre Cacique, cujo prédio teve sua construção concluída em 1872, com mão de obra escravizada. 

O Quilombo Lemos merece respeito! 

Ações que violam direitos humanos e ameaçam a existência e a integridade física da comunidade só demonstram o total desrespeito à vida desses povos.

É inadmissível que depois de tantos anos de trabalho e resistência esse território quilombola seja alvo de ações que visam acabar com direitos constitucionalmente assegurados.

Por tudo isso, manifestamos nosso apoio incondicional e irrestrito ao Quilombo Lemos e chamamos as autoridades públicas a tomarem medidas imediatas para coibir essas ameaças e garantir a proteção desse território! 

Toda a solidariedade à família!

#Somos Quilombo Lemos!

A família, que conta com o apoio de voluntários para sua defesa e acolhimento, precisa de doação de alimentos, água e dinheiro.

Para ajudar você pode acessar a vakinha on-line.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Divulgação
Tags que marcam a notícia:
horizonteinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista