Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/06/2018 18:37. Atualizada em: 30/06/2018 22:53.

Magistrados e servidores avaliam o desempenho do TRT-RS na Semana da Conciliação

Visualizações: 41
Início da galeria de imagens.
Presidente Vania Mattos recebe juízes e desembargadores
Presidente Vania Mattos recebe juízes e desembargadores
Desembargador Ricardo Martins Costa reúne-se com servidores que atuaram na Semana da Conciliação
Desembargador Ricardo Martins Costa reúne-se com servidores que atuaram na Semana da Conciliação
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS)  promoveu duas reuniões nesta sexta-feira (29/6) para avaliar seu desempenho na 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, ocorrida entre os dias 21 e 25 de maio. A presidente do Tribunal, desembargadora Vania Cunha Mattos, recebeu juízes e desembargadores para debater os procedimentos que foram adotados durante o  evento. O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Disputas (Nupemec-JT), desembargador Ricardo Martins Costa, reuniu-se com os servidores que atuaram como mediadores e conciliadores nas audiências. “As reuniões foram de grande importância para uma reflexão mais aprofundada sobre nossos resultados durante a 4ª Semana da Conciliação e para o planejamento da nossa atuação nas próximas edições”, analisou a presidente Vania Cunha Mattos. 

Conforme o desembargador Ricardo Martins Costa, o papel dos servidores foi fundamental para o bom desempenho do TRT-RS durante a Semana. “Neste ano, contamos com a maior participação dos servidores alunos do curso de mediadores e conciliadores da Escola Judicial. Eles são especializados nesta atividade, e a qualidade da capacitação que recebem pode ser observada nos números atingidos”, comemorou o magistrado. A Justiça do Trabalho gaúcha homologou R$ 71,2 milhões em acordos na 4ª Semana Nacional da Conciliação, chegando a 1.886 conciliações firmadas. O resultado foi melhor do que o verificado em 2017, quando foram celebrados 1.421 acordos, atingindo um valor de R$ 32,5 milhões. 

Ao longo da reunião desta sexta-feira, os servidores tiveram a oportunidade de comentar suas experiências como mediadores e conciliadores. O encontro também contou com a participação dos juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), Jorge Alberto Araujo e Eduardo Batista Vargas. O secretário-geral judiciário do Tribunal, Onélio Luis Soares dos Santos, considerou positivo o resultado dos diálogos: “Os servidores identificaram-se com a atividade de conciliadores, mostraram-se bastante engajados e propositivos. Esta reunião serviu como uma ferramenta efetiva de aprimoramento das novas práticas de conciliação que estão sendo implementadas”, comentou. O desembargador Ricardo Martins Costa ressaltou que o sucesso da implantação da política de conciliação passa necessariamente pelo investimento na capacitação dos servidores. “O curso oferecido pela Escola Judicial está profissionalizando nosso quadro de mediadores e conciliadores. Isto pode ser o embrião de uma nova carreira na Justiça do Trabalho”, declarou.

Criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem a participação dos 24 TRTs do Brasil. O objetivo do evento é promover a cultura do acordo, considerado um caminho eficiente para a solução de conflitos entre patrões e empregados. 

Curso de formação

O curso “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho” é organizado pela Escola Judicial do TRT-RS em conjunto com o Nupemec-JT. Dividido em três módulos, busca desenvolver todas as competências para a atuação na área. O primeiro módulo foca em aspectos teóricos-práticos e aborda, entre outros temas, as relações interpessoais, a ética, as técnicas de conciliação, o cálculo trabalhista, e o uso de ferramentas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Ambiente de Conciliação Virtual. No segundo módulo, os participantes assistem a audiências, no total de 30 horas. O terceiro módulo, que também totaliza 30 horas, consiste em um estágio supervisionado, ocasião em que os alunos colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalconciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista