Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão

 

Horizonte - horizontal para fundos escuros-Site.png

_acoes.png

_boas.png

_documentos.png

_entidades.png

_logistica.png

_noticias.png

O futuro das pessoas, do meio ambiente e dos recursos é um futuro comum: não podemos descuidar de um deles sem pôr em risco os demais. A interdependência entre essas três áreas, defendida no conceito de Sustentabilidade, sugere que uma abordagem horizontal é necessária para construir um mundo socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente viável.

Quando olhamos para frente, o Horizonte é a linha que se forma onde o olhar não alcança mais. Somos lembrados por ele dos limites do planeta e do ser humano - mas, também, de suas possibilidades. 

O Horizonte Sustentável é um espaço que busca difundir práticas e comportamentos que nos ajudem a criar o futuro que queremos. Temas ligados ao ambiente, à dimensão social e ao uso racional de recursos serão, a partir de agora, abordados aqui.

O TRT-RS está permanentemente empenhado, por meio da Unidade Socioambiental, da COGESO e do GISA, em promover ações que valorizem as três dimensões da sustentabilidade. O Horizonte servirá também, no portal VOX, como lugar para o engajamento de todos os integrantes do Judiciário Trabalhista gaúcho, tanto pela adesão às campanhas divulgadas como pela proposição de novas iniciativas.

pessoasSite.png

É impossível pensar em um mundo sustentável sem pensar nas pessoas que o compõem. Uma sociedade sustentável precisa promover a igualdade de oportunidades, garantir a educação das pessoas e reforçar mecanismos de inclusão. Essa dimensão se confunde com o próprio objetivo da Justiça do Trabalho, que busca fomentar a pacificação social e equilibrar as relações entre capital e trabalho por meio da defesa do Direito. 

Muitas ações que ajudam a mitigar e reverter as desigualdades da sociedade vêm sendo promovidas no TRT-RS. Campanhas de doação de roupas e livros, iniciativas solidárias para ajudar pessoas em necessidade, mobilizações em defesa de Direitos Trabalhistas e Previdenciários. A construção de um mundo mais justo depende de muitos esforços e só é possível com a participação ativa de todos.

ambienteSite.png

Para garantir o futuro do planeta, é preciso minimizar o impacto da atuação humana sobre os ecossistemas. Ao descuidarmos da natureza, colocamos em risco a própria humanidade, e não apenas as florestas, os oceanos, os animais, os recursos renováveis.

A proteção do meio ambiente requer ações governamentais que promovam a educação, a fiscalização e a penalização de poluidores. Depende, sobretudo, da conscientização da sociedade. Formas de envolvimento incluem o consumo responsável, a coleta seletiva de lixo, o descarte correto de remédios, pilhas e óleo de cozinha, a despoluição de rios e lagos. A Administração está engajada nesse tema, promovendo iniciativas de destinação correta de materiais específicos e outras ações de conscientização, como a distribuição de mudas.

recursosSite.png

O ser humano precisa de água, alimento, energia e outros recursos para sobreviver. O consumo responsável garante a qualidade de vida para a geração atual sem colocar em risco as gerações futuras.

Com o uso consciente dos bens materiais, é possível reduzir o consumo excessivo. A reutilização de bens duráveis ao longo de sua vida útil e sua reciclagem ao final também diminuem o impacto da atividade humana sobre os equilíbrios naturais.

Essa dimensão engloba, também, o aproveitamento de recursos financeiros e materiais. A Administração realiza um esforço permanente para investir o orçamento de forma eficiente, mas o resultado desse esforço depende da colaboração de todos. A garantia de um ambiente de trabalho adequado e a prestação de serviços de qualidade para a população passam por esse cuidado.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Diretoria-Geral
Última atualização: 06/12/2017 15:35