Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão

Boas Práticas

Reunião de dicas produzidas pela Justiça do Trabalho gaúcha ao longo da sua experiência com questões socioambientais. Novas sugestões devem ser enviadas por e-mail para a Unidade Socioambiental (socioambiental@trt4.jus.br), que irá confirmar sua viabilidade técnica com as áreas responsáveis da Administração antes da divulgação.

Agua.png Correio.png EnergiaE.png Informatica.png Suprimentos Telefonia

Água

Use a água de forma consciente. Em caso de vazamento, acionar, imediatamente, a Coordenadoria de Manutenção e Instalações Prediais (no Vox, no menu à direita, clicar em CREDEM – Central de Demandas – e escolher a opção Manutenção e Instalações Prediais – Sempro).

Novas sugestões devem ser enviadas por e-mail para a Unidade Socioambiental (socioambiental@trt4.jus.br). Todos as práticas serão encaminhadas para as áreas responsáveis da Administração para apreciação e divulgação.

Correio

  • Comunicações no perímetro das unidades remetentes devem ser feitas exclusivamente na modalidade remessa local, com comprovante;
  • Comunicações via postal fora do perímetro das unidades remetentes devem usar a modalidade Registrada com AR;
  • Remessa/carta simples somente deve ser usada quando não for possível a utilização de correio eletrônico ou malote digital.
  • A remessa de processos físicos entre as unidades judiciárias deste Regional deve ser feita via serviço de malote, observados os dias preestabelecidos para o recolhimento nas respectivas localidades.
  • Processos a serem remetidos a quaisquer outros Órgãos deverão ser enviados à Seção de Expedição, que dará o devido encaminhamento. É imprescindível indicar claramente o nome completo do Órgão ao qual o processo deve ser enviado.
  • Está vedado o uso de SEDEX no âmbito do TRT da 4ª Região;
  • Correspondências oficiais para outros órgãos podem e devem ser enviadas via e-mail. Ofícios para INSS, MTE, CEF, BB, RI, SEDOC e outros órgãos podem ser enviados eletronicamente quando forem conhecidos os contatos eletrônicos oficiais de cada jurisdição, recomendando-se ainda o uso de "confirmação de recebimento" nos e-mails. Essa via é econômica sobretudo nos processos eletrônicos, não havendo necessidade de imprimir correspondências para envio ou escanear documentos recebidos. (Dica também enviada pelo servidor Gustavo Matos Casagrande)

As dicas para uso de e-mail, correio e malote estão em conformidade com a atual regulamentação acerca do uso do serviço de correio eletrônico institucional, constante da Política de Segurança da Informação do TRT-RS (Portaria 4.772/2008) e no Provimento Conjunto nº 4/2015;

Energia Elétrica

  • Mantenha portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado e feche as persianas para diminuir a incidência de radiação solar em ambientes com luz direta;
  • Ajuste o ar condicionado para uma temperatura de conforto (23º, por exemplo). Evite ligá-lo em temperaturas mínimas (17º ou 18º), porque isso não ajuda a resfriar o ambiente mais rapidamente e pode criar situações de desconforto. Dica também enviada pelo servidor Lairton Fengler;
  • Deixe livres as saídas do ar condicionado, evitando obstruí-las com objetos como cortinas;
  • Desligue o ar condicionado no caso de intervalos prolongados (almoço, por exemplo). Neste período, as salas permanecerão climatizadas.
  • O ar condicionado pode ser desligado quando faltar cerca de 01 hora para o término do expediente;
  • Desligue os eletrodomésticos (cafeteira ou micro-ondas, por exemplo) da tomada quando não estiverem sendo usados. No caso de refrigeradores, desligue apenas se forem ficar um longo período sem uso;
  • Chame somente um elevador por vez quando as chamadas forem independentes e, sempre que possível, priorize o uso das escadas. Dica também enviada pela servidora Juliana Kreling;
  • Acenda as lâmpadas de forma seletiva e apague-as quando não forem mais necessárias. Em ambientes externos, verifique se as luzes podem ser reduzidas. Dica também enviada pelo servidor Lairton Fengler;
  • Verifique se todos os aparelhos estão desligados da tomada, se você for o útlimo a sair da sala.  

Informática

  • Utilize o perfil "economia de energia" no seu computador (no Windows, abra o Menu Iniciar e selecione a opção Painel de Controle. Clique em Opções de Energia e selecione Economia de Energia). O monitor será desligado após 5 minutos sem uso e o computador entrará em estado de espera após 15 minutos – reduzindo o consumo em 66%. Dica também enviada pelos servidores Lairton Fengler e Leandro Cardoso de Souza;
  • Desligue da tomada computadores, monitores e impressoras após o expediente. Aparelhos em “stand by” continuam consumindo energia elétrica. Dica também enviada pelo servidor Robert Hermann Kolberg;
  • Utilize as opções de qualidade de impressão (rascunho, normal ou ótima), conforme a importância do material a ser impresso.

Suprimentos

  • Peça ao almoxarifado somente o material de consumo necessário, evitando fazer estoque. Itens como cola, etiquetas, canetas, tinta para carimbo e álcool gel têm prazo de validade e podem estragar se não forem usados. Fazendo esse controle, você contribui para reduzir o desperdício e usa de forma mais eficiente esses materiais;
  • Imprima somente o necessário;
  • Utilize as impressoras no modo de impressão “frente e verso”.

Telefonia

  • Utilize o ramal do sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), disponível no guia telefônico do TRT-RS, em ligações para as unidades da Justiça do Trabalho da 4ª Região. O VoIP tem custo de ligação local. Dica também enviada pela servidora Jaqueline Fernandes;
  • Utilize o código “14” para ligações externas de longa distância. Somente no caso de celular funcional, utilize o código “21"



Ações institucionais já realizadas

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho é direcionada principalmente aos trabalhadores terceirizados deste Tribunal. Lançada com o slogan “Ajudar o próximo também aquece o coração”, as campanhas realizadas em 2016, 2017, 2018 e 20199 arrecadaram roupas, cobertas e calçados em caixas disponibilizadas no prédio-sede e no Foro de Porto Alegre. Somente em Porto Alegre foram distribuídas cerca de 2 mil peças por ano. Outras cidades também já realizaram coletas e distribuição de agasalhos, a exemplo de Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Farroupilha, Ijuí, Taquara, Lajeado e Santiago.

Desafio Sustentável

As primeiras edições do Concurso Desafio Sustentável tiveram o objetivo de fomentar hábitos que resultem na redução do uso de energia elétrica e água. Em sua quarta edição, o Concurso visa estimular a redução no consumo de materiais de expediente e de impressões. Com base nos resultados, a unidade que obtiver o maior percentual médio de economia nessas categorias, em comparação ao ano anterior, será selecionada vencedora do Desafio Sustentável. Em caso de empate, ambas as unidades serão declaradas vencedoras.

Natal Solidário

Realizada de forma anual, a campanha “Natal Solidário do TRT-RS – Adote uma estrela!” tem a finalidade de arrecadar presentes para filhos e netos de trabalhadores terceirizados da instituição. Os magistrados, servidores e estagiários podem escolher uma ou mais crianças, responsabilizando-se pela compra do presente de Natal, de sua livre escolha. Os presentes são recolhidos e, posteriormente, entregues aos funcionários terceirizados em confraternização, com a participação da Oficina de Iniciação Teatral do Tribunal.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa consiste em uma ampla ação de conscientização acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama. A iniciativa vem sendo encampada pelo TRT-RS há pelo menos seis anos, por meio da iluminação de prédios com a cor rosa, colocação de banners, palestras informativas e publicação de notícias a respeito do câncer de mama. O Tribunal também divulga o engajamento de servidores e magistrados na campanha.

Descarte seguro de lixo eletrônico

Essa é uma campanha iniciada pelo Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) para o descarte seguro de lixo eletrônico doméstico. O grupo desenvolveu um projeto conjunto para facilitar o recolhimento de computadores, notebooks, impressoras, periféricos, cabos, celulares, baterias, entre outros equipamentos eletrônicos diversos na cidade de Porto Alegre. Os itens recolhidos são encaminhados para instituições especializadas na seleção deste tipo de resíduo, separando o que pode ser reciclado, reutilizado ou tratado. Além da preservação do ambiente, a campanha possibilita a economia de energia e de recursos das instituições engajadas, que compartilham recursos para a coleta e entrega do lixo eletrônico nas instituições credenciadas. O descarte institucional não está incluído na campanha, pois segue regramento próprio, relativo ao desfazimento de bens.

Coleta de pilhas e óleos 

Essa iniciativa permanente garante que esse resíduos especiais possam ser recebidos e devidamente destinados à reciclagem em Porto Alegre. Os pontos de coleta foram estabelecidos sem custo para o Tribunal, por meio de convênios firmados com o DMLU (Departamento Municipal de Lixo Urbano de Porto Alegre) e com a empresa GM&C.

De Bike para o Trabalho

Ação que visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Este projeto tem como parceira a Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC), que já implementou tal iniciativa com seus próprios funcionários e pretende estimular essa ação em outros órgãos públicos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Diretoria-Geral
Última atualização: 10/10/2019 17:30