Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão

Ações para concretização do acesso à informação

O acesso à informação é concretizado por iniciativas, atividades institucionais e práticas das unidades do TRT-RS em todo o Estado. O próprio dia a dia da organização está permeado por inúmeras ações que promovem a transparência e aprimoram o atendimento oferecido aos cidadãos. Tais práticas mostram conformidade com os princípios básicos da administração pública e com a missão da Justiça do Trabalho da 4ª Região: realizar justiça na solução dos conflitos individuais e coletivos do trabalho, contribuindo para a pacificação social.

Dentre o conjunto de ações que ocorrem para concretizar o acesso à informação, regulamentado pela Lei nº 12.527/2011, destacam-se os seguintes elementos:

 

Ouvidoria

A Ouvidoria é a unidade de referência para as demandas relacionadas ao acesso à informação. Instituída pela Resolução Administrativa nº 21/2003, a Ouvidoria funciona como canal direto de comunicação do TRT-RS com a comunidade. O setor recebe reclamações, sugestões, elogios, dúvidas e outras manifestações relacionadas aos serviços da Justiça do Trabalho e sobre o andamento de processos. As solicitações podem ser feitas por meio do formulário da Ouvidoria, por telefone ou diretamente na unidade, localizada no saguão do Prédio-Sede do TRT da 4ª Região (Av. Praia de Belas, nº 1.100. Porto Alegre-RS), das 10h às 18h.

A partir da Resolução Administrativa nº 01/2017, que regulamentou a Lei de Acesso à Informação no TRT da 4ª Região, à Ouvidoria compete exercer as atribuições de Serviço de Informações ao Cidadão.  

 

Portal do TRT da 4ª Região

O atual site do TRT-RS foi lançado em 18 de setembro de 2017, e segue padrões modernos de usabilidade, atendendo a quesitos de acessibilidade e de transparência, de acordo com princípios de acesso à informação.

A distribuição do conteúdo passou a priorizar os serviços e seções mais acessados pelos usuários. O menu principal, disposto na posição horizontal, na parte superior da tela, exibe as principais seções do portal: Institucional, Consultas, Serviços, Transparência e Contatos. Logo abaixo, estão as ferramentas mais acessadas do site: Consulta Processual, Consulta à Jurisprudência, Processo Judicial Eletrônico e Peticionamentos em Processos Físicos.

 

Informações ao Cidadão

O site do TRT da 4ª Região apresenta em sua página Informações ao Cidadão, acessível por um clique no topo da página inicial do portal, as respostas a perguntas frequentes (FAQ, na sigla em inglês) dos cidadãos sobre a Justiça do Trabalho gaúcha. Dividida em seções, a página reúne as informações essenciais para que os cidadãos conheçam  tópicos importantes sobre a Justiça do Trabalho e os principais serviços oferecidos por meio do site.

Transparência

O Tribunal deve zelar pela efetiva proteção dos direitos de acesso à informação, arrolados no artigo 7º da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

A transparência ativa refere-se ao dever do Tribunal de promover, independentemente de requerimento, a divulgação em seu sítio eletrônico de informações de interesse coletivo ou geral por ele produzidas ou custodiadas. No judiciário, o Conselho Nacional de Justiça, por meio de sua Resolução nº 215/2015, regulamentou as obrigações dos Tribunais no tema, determinando os conteúdos que devem estar disponíveis nos sites.

Na Justiça do Trabalho Gaúcha, as informações são disponibilizadas a partir dos conteúdos disponíveis nos menus  Institucional, Consultas, Serviços, Transparência e Contatos. Além de promover ativamente o acesso à informação, o Tribunal possibilita que os cidadãos requeiram as informações de seu interesse, sendo o canal direto para tanto a Ouvidoria.  

Redes Sociais e Canais Virtuais

O TRT da 4ª Região está presente no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr, ampliando e diversificando seus canais de comunicação e público, potencializando o acesso à informação.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Assessoria de Gestão Estratégica, Dados Estatísticos e Apoio às Ações Institucionais
Última atualização: 09/11/2018 13:47