Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão

Ações Institucionais

Orientações para acolhimento de imigrantes

cartilha-imigrantes-fra_digital-1.pngNos últimos anos, a Justiça do Trabalho vem recebendo um número crescente de ações ajuizadas por trabalhadores refugiados e imigrantes. Apesar disso, muitos deles desconhecem o funcionamento da Justiça no Brasil e não sabem que lhes são assegurados os mesmos direitos trabalhistas garantidos aos brasileiros. 

Para garantir a imigrantes e a refugiados o acesso adequado à Justiça do Trabalho, o TRT-RS e o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (GAIRE/SAJU) prepararam uma série de materiais que ajudam no acolhimento e na orientação dessas pessoas. Esta página web disponibiliza listas de contatos relevantes e cartilhas que tratam sobre os direitos dos trabalhadores migrantes.

Campanha do Agasalho

12-campagasalhobanner600.jpgA Campanha do Agasalho, realizada em parceria com o SINTRAJUFE/RS e a AMATRA IV, foi direcionada principalmente aos trabalhadores terceirizados deste Tribunal. Lançada com o slogan “Ajudar o próximo também aquece o coração”, a campanha 2016 arrecadou roupas, cobertas e calçados em caixas disponibilizadas no prédio-sede e no Foro de Porto Alegre. Somente em Porto Alegre foram distribuídas mais de 1,8 mil peças. Outras cidades também realizaram coletas e distribuição de agasalhos, a exemplo de Santa Cruz do Sul, Sapiranga, Farroupilha, Ijuí, Taquara, Lajeado e Santiago.

Desafio Sustentável

09-desafio200.jpgO Concurso Desafio Sustentável tem o objetivo de fomentar hábitos que resultem na redução do uso de energia elétrica e água. A edição de 2016 foi um sucesso para a instituição, mostrando resultados significativos e contribuindo para a redução de despesas com eletricidade e água naquele ano. Em 2017, a iniciativa apurará o consumo acumulado de água e energia entre os meses de janeiro e agosto, comparativamente ao mesmo período de 2016. Com base nesses resultados, a unidade que obtiver o maior percentual médio de economia nessas categorias será selecionada vencedora do Desafio Sustentável. Em caso de empate, ambas as unidades serão declaradas vencedoras.

Natal Solidário

marca natal solidário 300px.pngEm 21 de novembro foi lançada a campanha “Natal Solidário do TRT-RS – Adote uma estrela!” com a finalidade de arrecadar presentes para filhos e netos de trabalhadores terceirizados da instituição. Os magistrados, servidores e estagiários puderam escolher uma ou mais crianças, responsabilizando-se pela compra do presente de Natal, de sua livre escolha. Os presentes foram recolhidos e, posteriormente, foram entregues aos funcionários terceirizados em confraternização ocorrida em 14 de dezembro, no foyer do Plenário do Tribunal. Na ocasião foram arrecadados e doados mais de 360 presentes, além de ações similares realizadas no prédio do Arquivo, Memorial e Seção de Perícias.


Campanha Outubro Rosa

marca2016-outubroRosa-230px.pngO Outubro Rosa consiste em uma ampla ação de conscientização acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama. A iniciativa vem sendo encampada pelo TRT-RS há pelo menos quatro anos, por meio da iluminação de prédios com a cor rosa, colocação de banners, palestras informativas e publicação de notícias a respeito do câncer de mama. O Tribunal também divulga o engajamento de servidores e magistrados na campanha.

Descarte Seguro de Lixo Eletrônico

06-LIXO_foto1_site.jpgEssa é uma campanha iniciada pelo Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) para o descarte seguro de lixo eletrônico doméstico. O grupo desenvolveu um projeto conjunto para facilitar o recolhimento de computadores, notebooks, impressoras, periféricos, cabos, celulares, baterias, entre outros equipamentos eletrônicos diversos na cidade de Porto Alegre. Os itens recolhidos são encaminhados para instituições especializadas na seleção deste tipo de resíduo, separando o que pode ser reciclado, reutilizado ou tratado. Além da preservação do ambiente, a campanha possibilita a economia de energia e de recursos das instituições engajadas, que compartilham recursos para a coleta e entrega do lixo eletrônico nas instituições credenciadas. Entre os outros ganhos promovidos pela ação, que já reuniu algumas toneladas de lixo eletrônico, estão a inclusão social dos trabalhadores de reciclagem, o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a geração de renda para os cooperativados. O descarte institucional não está incluído na campanha, pois segue regramento próprio, relativo ao desfazimento de bens.

+Economia

01-PorcoCAPASite.jpgCom o objetivo de explicar a situação do orçamento e os cortes impostos para o ano de 2016, a Administração do TRT-RS preparou uma série de matérias para acompanhar o tema. Foram apresentados quatro textos de abertura, construídos de forma independente, para detalhar o assunto sem sobrecarregar o leitor com dados técnicos. Depois disso, mais de 30 matérias foram publicadas ao longo de quase um ano de campanha, prestando conta sobre iniciativas e resultados associados a esse esforço.

Outras ações

Cinema – Dia das Crianças

Ação social e cultural que envolveu funcionárias terceirizadas deste Tribunal e seus filhos. Foram realizadas duas sessões de cinema alusivas ao Dia da Criança, nos dias 12 e 15 de outubro de 2016, com a entrega individual de kits de lanche ao final da sessão, doados pela Caixa Econômica Federal.

Coleta de pilhas e óleos 

Essa iniciativa permanente garante que esse resíduos especiais possam ser recebidos e devidamente destinados à reciclagem em Porto Alegre. Os pontos de coleta foram estabelecidos sem custo para o Tribunal, por meio de convênios firmados com o DMLU (Departamento Municipal de Lixo Urbano de Porto Alegre) e com a empresa GM&C.

Semana Interinstitucional de Cooperação Socioambiental 

Evento organizado pelo GISA para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, e promover a troca de experiências em matéria de gestão socioambiental. O TRT, na qualidade de membro do GISA, participou das atividades, entre elas a assinatura da renovação do Termo de Compromisso pelos integrantes do Grupo.

Exibição de Vídeos de Conscientização Ambiental 

Ação que integrou a Semana do Meio Ambiente e consistiu na exibição de vídeos sobre conscientização ambiental no saguão do prédio-sede do TRT4 e do Prédio 1 do Foro de Porto Alegre, com temas como aquecimento global, reciclagem e consumo responsável de energia elétrica, água e papel.

Reforma na Sala dos Terceirizados

A equipe de 40 funcionários terceirizados da área da limpeza, do prédio-sede do TRT, utiliza uma sala do subsolo do prédio para alimentação, descanso e também como vestiário que necessitava melhorias. Diante disso, foi elaborado novo layout para a referida sala, a fim de melhor acomodar os móveis disponíveis, substituir itens que não estavam funcionando, bem como providenciar novos móveis para colocação naquele local.

Projeto “De Bike para o Trabalho”

Ação que visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Este projeto tem como parceira a Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC), que já implementou tal iniciativa com seus próprios funcionários e pretende estimular essa ação em outros órgãos públicos.

Distribuição de mudas - Semana do Meio Ambiente

Ação ocorrida como parte da Semana do Meio Ambiente do Tribunal, com a distribuição de 400 mudas no saguão do TRT-RS. Foram entregues flores, ervas e temperos. A aquisição das mudas não teve custo para a instituição, pois foram obtidas através de permuta com o descarte de folhas de papel para reciclagem.

Horizonte - horizontal para fundos escuros-Site.png

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Diretoria-Geral
Última atualização: 18/09/2017 19:03