Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 07/04/2015 00:00. Atualizada em: 07/04/2015 00:00.

TRT-RS inaugura exposição em homenagem à advocacia trabalhista gaúcha

Visualizações: 49
Início do corpo da notícia.
TRT-RS inaugura exposição em homenagem à advocacia trabalhista gaúcha

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) inaugurou, nesta segunda-feira (6), no saguão do seu prédio-sede, em Porto Alegre, a exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória”. A solenidade de abertura foi prestigiada por magistrados, servidores, advogados, procuradores e demais convidados.
Imagem

Acesse as fotos da solenidade de abertura da exposição.Abre em nova aba

A exposição é organizada pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Ela apresenta painéis ilustrativos, fotografias, documentos, recortes de jornal e objetos que resgatam a história da advocacia trabalhista no Estado. Seu outro destaque é um vídeo de aproximadamente 10 minutos –  versão reduzida de um documentário produzido pelo Memorial, que reunirá 23 entrevistas com advogados atuantes na Justiça Trabalhista. A versão final deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Essa pequena amostra do documentário, também apresentada no evento desta segunda-feira, será exibida no saguão do Tribunal durante o período da exposição.

Em seu pronunciamento na solenidade de abertura, a juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, da Comissão Coordenadora do Memorial, anunciou que a exposição marca o início de um novo projeto da unidade: a Série Registros. Conforme a magistrada, o foco desta iniciativa é a história oral. "Essa metodologia já é muito utilizada em pesquisas acadêmicas, não só como componente auxiliar, preenchedor dos vazios da documentação tradicional, mas também como instrumento fundamental para a compreensão de um passado recente. É o registro de vida de indivíduos que, ao focalizar suas memórias pessoais, constroem também uma visão mais completa e dinâmica do funcionamento e da trajetória do grupo social ao qual pertencem", disse a juíza. De acordo com Anita, a Série Registros também contemplará magistrados, servidores e membros do Ministério Público do Trabalho. No final de 2015, uma nova exposição homenageará a magistratura trabalhista, por ocasião dos 50 anos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).

Em nome da Administração do TRT-RS, a presidente Cleusa Regina Halfen elogiou a nova série do Memorial, principalmente por valorizar o patrimônio humano. "Veremos entrevistas de magistrados, servidores, advogados e outras pessoas ligadas à Justiça do Trabalho que podem contribuir para a reconstrução da memória da nossa Instituição", destacou a desembargadora.

A solenidade contou com a participação de lideranças da advocacia, que saudaram a iniciativa do Tribunal. A secretária-geral adjunta da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, pronunciou-se em nome da classe. Para ela, a exposição reconhece a importância da advocacia na construção do Judiciário Trabalhista. "A Justiça do Trabalho é uma Justiça de contato, a única que tinha a conciliação como princípio, e sua construção é feita por partes, advogados, servidores e juízes. Nenhum destes elementos pode ficar de fora ou se sobrepor ao outro", opinou Maria Cristina. Também presente ao evento, o presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Antônio Vicente Martins, afirmou que a exposição é motivo de satisfação e orgulho para a classe. "Estamos vendo o resgate de depoimentos importantes de advogados que contribuíram ao longo de tantos anos com a Instituição. Todos fazemos parte da Justiça do Trabalho. Esta iniciativa homenageia todos os militantes da área", declarou. O presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs), Gustavo Juchem, também manifestou o contentamento da entidade com o projeto do Memorial. "Esta iniciativa é fundamental para o registro da nossa história. Somos uma comunidade jurídica. É importante não só para que entendamos quem somos e por que somos, mas também para valorizarmos aqueles que fazem parte e ajudam a construir isso tudo", disse o advogado.

A mostra “Advocacia Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória” deverá ficará um mês em exibição no andar térreo do Tribunal. Para o público externo, o horário de visitação é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. O TRT-RS fica na Avenida Praia de Belas, nº 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre. 

O Memorial

Criado em 2003, o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul tem como principais objetivos preservar, organizar e disponibilizar ao público a documentação da Justiça do Trabalho na 4ª Região. Além de guardar a história da Instituição por meio de várias ações, a unidade administra um grande acervo de processos trabalhistas antigos. Uma coleção com cerca de 2 milhões de processos, datados de 1935 a 2000, recebeu em 2013 o selo do programa “Memória do Mundo”, da Unesco, passando a ser reconhecida como patrimônio da humanidade. 

A Comissão Coordenadora do Memorial também composta pelo desembargador João Paulo Lucena, a desembargadora aposentada Denise Maria de Barros e a juíza do Trabalho Anita Job Lübbe.

Fonte: Gabriel Borges Fortes. Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias