Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 08/10/2015 00:00. Atualizada em: 08/10/2015 00:00.

Memorial da Justiça do Trabalho no RS inaugura Sala de Exposições

Visualizações: 17
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul inaugurou, no fim da tarde dessa segunda-feira (5/10), a sua Sala de Exposições. O espaço é destinado à apresentação de mostras culturais que resgatam, de alguma forma, a história da Justiça Trabalhista gaúcha. A inauguração da sala foi celebrada com uma solenidade. Estiveram presentes no evento a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, a corregedora regional, desembargadora Beatriz Renck, a vice-corregedora, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, magistrados da Comissão Coordenadora do Memorial, desembargadores, juízes, servidores e convidados.

A exposição de inauguração apresenta objetos e documentos doados ao Memorial por magistrados, advogados e artistas. Alguns dos doadores estiveram presentes na solenidade, caso dos desembargadores Emílio Papaléo Zin, dos desembargadores aposentados Carlos Renan Kurtz e Gilberto Libório Barros, dos advogados Ramiro Nodari Goulart e Denis Einloft (este representando a Agetra) e do artista plástico Danúbio Gonçalves.

Além da exposição dos objetos e documentos, compõem o novo espaço alguns cenários elaborados com móveis antigos, como um Gabinete de Presidente do TRT4 e uma representação livre de sala de audiências. Também destaca-se na Sala de Exposições um quadro pintado a óleo do presidente Getúlio Vargas, presente dado ao Tribunal pelo Sindicato dos Empregados de Porto Alegre, por ocasião da instalação da primeira sede da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, em 1941. O prédio situava-se na Rua General Câmara, nº 261.

A Comissão Coordenadora do Memorial é composta por três titulares, a desembargadora aposentada Denise Maria de Barros, o desembargador João Paulo Lucena e a juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, e três suplentes: as desembargadoras aposentadas Maria Guilhermina Miranda e Antonia Mara Loguércio, e o juiz do Trabalho Manuel Cid Jardón. Em nome do grupo, os magistrados Lucena e Anita agradeceram, na solenidade, a todos que já colaboraram e colaboram com o Memorial, contribuindo para a preservação da história e da memória da Instituição. A presidente do TRT-RS, por sua vez, manifestou a satisfação de participar do lançamento de mais um projeto da unidade. “Que possamos aproveitar mais este espaço de convivência e celebração das raízes históricas e culturais da nossa Justiça do Trabalho”, declarou a desembargadora Cleusa.

A Sala de Exposições está instalada na própria sede do Memorial, localizado na Rua João Telles, nº 369, bairro Bom Fim, Porto Alegre. O horário de visitação é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Telefone: (51) 3222.9580. E-mail: memorial@trt4.jus.br.

Confira alguns dos objetos e documentos doados ao Acervo do Memorial:
  • Exemplar da Consolidação das Leis do Trabalho de 1943, da editora Livraria Continente Porto Alegre (doado à Presidência do Tribunal pela desembargadora Vania Cunha Mattos, e repassado pela Presidência ao Memorial, em dezembro de 2013).
  • Livro de Posse dos Vogais da 1ª Vara do Trabalho de Novo Hamburgo, aberto em 27 de maio de 1993 (doado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT-RS)
  • Um exemplar do “Jornal da ABRAT”, de agosto de 1987 (doado pelo desembargador Emílio Papaléo Zin)
  • Máquina de datilografar elétrica da marca IBM 6783, na cor gelo, e seis caixas de elementos de impressão, denominadas “margaridas” (doação do desembargador aposentado Gilberto Libório Barros)
  • Processos de anistia política do desembargador aposentado Carlos Renan Kurtz, doados pelo próprio magistrado.
  • Um exemplar da Consolidação das Leis do Trabalho Interpretada, de autoria de Alonso Caldas Brandão, Editora A. Coelho Branco Filho, de 1956 (doação do juiz do Trabalho aposentado Roberto Teixeira Siegmann)
  • Quatro cadernos de desenho do artista plástico Danúbio Gonçalves que retratam o cotidiano dos trabalhadores das Minas de Butiá (doação do próprio artista)
  • Três exemplares da coleção de livretos produzidos por ocasião dos encontros da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, a Agetra.
  • Documentos e fotos da exposição promovida em 2015 em homenagem à advocacia trabalhista gaúcha, cedidos pela Agetra, Satergs e pelo advogado Antônio Carlos Escosteguy Castro.
  • Um exemplar da Consolidação das Leis do Trabalho, da Editora Saraiva, do ano 1950 (doação do advogado Ramiro Nodari Goulart)
  • Uma mesa, 11 cadeiras e um banco de dois lugares, todos em madeira imbuia, doados pela desembargadora Vania Mattos, que estavam sob sua guarda na sede do Tribunal.
  • Acervo pessoal da desembargadora aposentada Magda Biavaschi, composto por decisões judiciais, artigos de sua autoria, discursos, entre outros.
  • Obras de Direito do Trabalho da biblioteca pessoal do desembargador Milton Varela Dutra, falecido em 2013. Doação feita pela família do magistrado.
  • Livro de termo de posse dos juízes classistas que atuaram na 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, de junho de 1965 a 1998 (doação do juiz André Ibaños Pereira)
  • Máquina de escrever da marca Olivetti, modelo Studio 46, fabricada na Alemanha (doação da advogada Bernadete Laú Kurtz)
  • Máquina de escrever da Marca Triumph, Modelo Gabriele 25, fabricada na Alemanha, doada pelo advogado Reginald Delmar Hintz Felker.
  • 80 exemplares do livro “Sobre os Homens Desta Terra – A Trajetória de Fundação do Sindicato dos Mineiros de Butiá Rio Grande do Sul”, editado em Porto Alegre/RS, em 2006, para distribuição a pesquisadores e consulentes. (Doação de Alexsandro Witkowski e Tassiane Melo de Freitas)
  • Um exemplar da primeira edição do “Pe Jota”, periódico da Associação dos Funcionários da Justiça do Trabalho da 4ª Região, que pertencia ao advogado Victor Douglas Nuñez, falecido em 30 de dezembro de 2014, bem como a documentação referente ao seu processo de anistia. Doação feita pelo filho do advogado, Gabriel Nuñez.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Fonte: Gabriel Borges Fortes. Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias