Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 06/05/2016 00:00. Atualizada em: 06/05/2016 00:00.

Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul participa do XIII Encontro Nacional de História Oral

Visualizações: 18
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial esteve presente, no último dia 2 de maio, no XIII Encontro Nacional de História Oral, ocorrido em Porto Alegre, entre 1º e 4 de maio. O Encontro, iniciativa da Associação Brasileira de História Oral em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, reuniu diversos participantes ligados a diferentes campos de atuação, como escolas, centros de memória, academia, museus, arquivos, entre outros.

O TRT-RS foi apoiador do evento e esteve representado, pelo Memorial, no Simpósio Temático História Oral e Poder Judiciário: Operadores do Direito e sujeitos demandantes. O Simpósio teve a coordenação dos professores Ângela Maria de Castro Gomes (Unirio) e Benito Bisso Schmidt (Departamento e PPG em História da UFGRS).

No Simpósio, o Desembargador João Paulo Lucena, presidente da Comissão Coordenadora do Memorial, e a servidora Kátia Teixeira Kneipp apresentaram a experiência da Série Registros, por meio da qual o Memorial tem captado entrevistas em vídeo com atores pertencentes ao Judiciário Trabalhista gaúcho, com o objetivo de resgatar memórias e alimentar seu acervo de entrevistas. Na ocasião, o desembargador Lucena e a Servidora Kátia apresentaram o trailer do documentário “Magistratura Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória”, lançado no mesmo dia, à noite, juntamente com o documentário que abordou a Advocacia, em uma sessão de cinema no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre (saiba mais sobre o lançamento dos documentários AQUIAbre em nova aba.)

O objetivo principal do Simpósio Temático foi mapear pesquisas que estejam usando a metodologia de História Oral no Poder Judiciário, tendo em vista que, com a crescente judicialização de conflitos na sociedade contemporânea, o Poder Judiciário ganhou nova visibilidade e importância sociopolítica, sendo, portanto, cada vez mais interessante estudar sobre sua história, composição e atuação.

Para mais detalhes sobre o XIII Encontro, acesse: http://www.encontro2016.historiaoral.org.br/site/capa

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial do TRT-RS / Foto: Kátia Teixeira Kneipp
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias