Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 18/05/2020 00:00. Atualizada em: 18/05/2020 00:00.

Semana de Museus 2020 | Glaucis de Morais

Visualizações: 14
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

 

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

Museus são templos e são agentes de mudanças.

Fique atento! Participe! Nos diga no que os vídeos postados nos links abaixo se relacionam com sua vida, seu trabalho, sua visão de mundo.

 

 

 

Assista ao vídeo “Concreto” aqui:
https://youtu.be/_whLSuNk3_MAbre em nova aba

Assista ao vídeo “Gonfle puis expire” aqui:
https://vimeo.com/96785924Abre em nova aba

No dia 18 de maio, desde 1977, é celebrado o Dia Internacional de Museus. Nas palavras do ICOM – International Council of Museums, seu idealizador, o objetivo da data é chamar a atenção para que “Museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.

Em 2020, a Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio, em meio à pandemia do coronavírus, estando em sua 18ª edição no Brasil.

Quando proposto o tema pelo ICOM, para este ano, “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, não se tinha ainda notícia da pandemia.

Desta forma, buscamos abranger no conteúdo que apresentaremos durante a Semana de Museus reflexões sobre inclusão, exclusão, igualdade, desigualdade, diversidade, isolamento, perseverança, provisoriedade, resistência e sobrevivência, presentes na sociedade contemporânea, e a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social.

Frente ao Covid19, as atividades desse ano devem seguir as normas de isolamento social preventivo.

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS abre sua participação na 18ª edição da Semana de Museus com os vídeos “Concreto” e “Gonfle puis expire”, de Glaucis de Morais, artista e professora, que com leveza e despojamento aceitou o convite de nosso Memorial para oferecer ao público uma experiência metafórica de resistência, na qual as figuras da perseverança e do provisório reverberam significados nestes tempos de precário equilíbrio da saúde física e mental, dos relacionamentos sociais, dos valores, da economia, impactando nas relações de trabalho, no significado do trabalho.

Como inspiração de fundo, destacamos a obra de Etienne de La Boétie (1530-1563), “Discurso da servidão voluntária”, em que afirma que é possível resistir à opressão sem recorrer à violência - a tirania se destrói sozinha quando os indivíduos se recusam a consentir com sua própria escravidão.

Outra obra inspiradora de nossa proposta foi “O valor simbólico do trabalho e o sujeito contemporâneo”, de Alfredo Jerusalinsky, Álvaro Crespo Merlo e Ana Laura Giongo e outros, uma reflexão sobre em que tem se transformado na atualidade o trabalho que fora uma forma clássica de engate do sujeito no circuito social, seu declínio ou entrada em crise de suas formas tradicionais, transmutando o valor que seu domínio confere a cada sujeito face a sua representação social.

Durante a Semana de Museus postaremos novos conteúdos contemplando os temas propostos.

Fique atento! Participe! Nos diga no que os vídeos postados se relacionam com sua vida, seu trabalho, sua visão de mundo.

Assista ao vídeo “Concreto” aqui:
https://youtu.be/_whLSuNk3_MAbre em nova aba

Assista ao vídeo “Gonfle puis expire” aqui:
https://vimeo.com/96785924Abre em nova aba

 

 

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias