TRT 4  Tribunal Regional do Trabalho Quarta
        Região
A+   A-  |  Início |  Fale Conosco |  Mapa do Site
Notícias
18/05/2017 15:08 | Semana Nacional da Conciliação Trabalhista inicia nesta segunda-feira
Imagem

A Justiça do Trabalho inicia nesta segunda-feira (22/05) a 3º Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Até sexta-feira (26), as unidades judiciárias realizarão pautas extras de audiência para processos que apresentam possibilidade de acordo, independente da fase em que se encontrem.

Foram agendadas 775 audiências extras na Justiça do Trabalho gaúcha em razão da Semana da Conciliação. Desse total, 451 ocorrerão na Vara do Trabalho ou no Posto Avançado onde o processo tramita. Outras 324 serão realizadas no espaço onde será inaugurado o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do primeiro grau (Cejusc-JT), localizado na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432, Prédio 1), ao lado da Central de Atendimento ao Público.

O período de inscrições de processos para a Semana da Conciliação já terminou. No entanto, os trabalhadores e empregadores dispostos a fazer acordo podem solicitar, a qualquer momento, uma audiência de conciliação na Vara do Trabalho em que tramita a ação (endereços aqui) ou no Cejusc-JT. A audiência será agendada de acordo com a disponibilidade de pauta da unidade.

Durante a Semana da Conciliação, o espaço do Cejusc-JT também receberá partes e advogados que comparecerem espontaneamente dispostos a fazer acordos. Nesse caso, os autos dos processos serão solicitados às unidades de origem e, sendo verificada chance de conciliação, poderá ser agendada uma audiência entre as partes.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com a participação dos 24 TRTs de todo o Brasil. O objetivo do evento é promover a cultura do acordo, considerado um caminho eficiente para a solução de conflitos entre patrões e empregados. 

Cejusc-JT

O TRT-RS promoverá a inauguração oficial do Cejusc-JT no dia 26 de maio. O local será destinados a audiências de conciliação e mediação em processos trabalhistas, e contará com uma equipe de juízes e servidores capacitada para este fim. Além do Cejusc-JT do primeiro grau, também será inaugurado o  Cejusc-JT do segundo grau, que funcionará  na sala 506 do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1100).  A cerimônia de inauguração dos Cejusct-JT ocorrerá na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre e contará com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira. O evento marcará o encerramento da 3º Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. 

Imagem Cejusc-JT do 1º grau funcionará na galeria do Foro Trabalhista

Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)


Anterior Próxima

Retornar