Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região  Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
A+   A-  |  Home TRT |  Fale Conosco
Projetos

    a) Itinerâncias

    Imagem

    O projeto visa a permitir a circulação das exposições realizadas pelo Memorial em outros espaços, em especial nas instituições parceiras da Justiça do Trabalho e nas unidades judiciárias do interior.
    Interessados em abrigar nossas exposições, podem contatar-nos pelo e-mail           
    memorial@trt4.jus.br

     

    b) Corredor Cultural

    Imagem

    O objetivo deste projeto é promover a articulação das instituições culturais do Bairro Bom Fim, onde o Memorial está situado, com vistas à realização de atividades conjuntas voltadas à comunidade porto-alegrense. Pretende-se, assim, reforçar a visibilidade do Memorial e do TRT4 no Bairro e na cidade, e seu papel de promotor de atividades culturais.
    As seguintes ações já foram realizadas:
    · Confecção e divulgação do Mapa do Corredor Cultural, com a localização das instituições integrantes do projeto e uma breve descrição de seu funcionamento e acervo, atividades e programação.
    · Realização da Feira do Livro e da Cultura (link para fotos do evento) no estacionamento do Memorial no dia 25 de abril de 2009, com a participação das instituições culturais e livrarias do Bairro.
    · Lançamento do Site do Corredor Cultural.
    · Realização da II Feira do Livro e da Cultura no Colégio Militar de Porto Alegre.
    Para informações sobre outras atividades do Corredor Cultural Bom Fim, acessar: www.corredorculturaldobomfim.com.br.

  • Mapa do Corredor Cultural
  • c) Ação Educativa


    A ação educativa visa ao acompanhamento de grupos que visitam as exposições do Memorial, no sentido de ampliar suas possibilidades como veículos de conhecimento e de percepção crítica do mundo. O foco é a reflexão sobre os direitos do trabalho como ingrediente fundamental da construção da cidadania no Brasil.

    Estudantes de ensino fundamental e médio, universitários e pós-graduandos podem enriquecer sua formação com os temas propostos pelas exposições e pesquisas no acervo do Memorial. As atividades – jogos educativos, palestras, visitas guiadas, projeções de vídeos – são preparadas em conjunto com as instituições interessadas e adaptadas à faixa etária do público alvo.

    Imagem

    Ação Educativa com alunos de 6ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club Farrapos

    Para agendar sua visita, entre em contato conosco.

    d) História Oral

    A História Oral é, conforme a definição proposta pelo CPDOC da FGV, “[...] uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea”. Parte, portanto, da memória, para compreender como indivíduos e grupos vivenciam, elaboram e representam o passado.
    O Memorial, em sua fase inicial, colheu diversos depoimentos de magistrados e servidores sobre suas trajetórias institucionais. Essas entrevistas encontram-se disponíveis em áudio no Memorial.
    Além disso, várias entrevistas foram realizadas para subsidiar exposições. Outras tiveram por motivação pesquisas temáticas efetuadas no Memorial.
    Para conhecer as entrevistas já realizadas pelo Memorial, clique aqui.

    Imagem
  • Clique aqui para conhecer as entrevistas realizadas pelo Memorial
  • e)    Centros de Memória Regional

    A idéia de descentralização das ações de preservação da memória institucional resultaram no incentivo à constituição de Centros de Memória Regionais. Ao fazer com que o acervo permaneça preservado e acessível no próprio espaço onde se originou, favorece a sua disponibilização à comunidade local, em especial aos pesquisadores interessados em construir a sua história. em Santa Maria, o Memorial encontrou as condições adequadas para o desenvolvimento pioneiro deste projeto. De um lado, a motivação de magistrados e servidores para preservar e conservar seus documentos, e torná-los acessíveis à comunidade, aliada à existência de espaço físico para acondicionamento dos processos findos. De outro, o desejo de instituições de ensino e pesquisa locais de contarem com a importante documentação da Justiça do Trabalho como fonte histórica, em especial a Universidade Federal de Santa Maria, com a qual a Administração do TRT4 está firmando convênio de cooperação técnica para a conservação acondicionamento, catalogação e disponibilização dos documentos do Centro de Memória Regional.


    A criação de um Centro de Memória Regional em Santa Maria foi então autorizada, resultando na destinação de uma sala para guarda e pesquisa do acervo permanente e outra para exposições sobre temas relacionados à história da Justiça e do Direito do Trabalho no Brasil, no RS e em Santa Maria.


    O Centro de Memória Regional de Santa Maria foi inaugurado em 20/11/2007, marcando o início de um processo de tomada de consciência sobre a importância de preservar nossa história e identidade.
    A expectativa do Memorial é que esta iniciativa pioneira seja inspiração para outras cidades do interior do estado onde a Justiça do Trabalho
    deixou marcas de sua presença.

    Imagem

    Processos preservados e disponíveis para pesquisa no Centro de Memória Regional de Santa Maria

 
Av Praia de Belas, 1432 Prédio III Porto Alegre, RS  CEP 90110-904 Fone:(51)32552683 - 32552684 e-mail: escola@trt4.jus.br