Escola Judicial  Tribunal Regional do Trabalho Quarta
        Região
A+   A-  |  Home TRT
Notícias
18/03/2020 15:58 | EJud4 On-line: conheça a midiateca e o espaço de comunidades de prática

texto

A plataforma Ejud4 On-line conta também com uma midiateca e um espaço voltado às comunidades de prática.

Midiateca de Aprendizagem Autodirigida

Esse é um repositório no qual são disponibilizadas as gravações e os materiais didáticos de eventos presenciais da Escola Judicial. Representa curadoria e gestão de conhecimento institucional, com material selecionado por especialistas e docentes reconhecidos nas matérias apresentadas.

Esse espaço permite que o usuário tenha total autonomia na detecção de suas necessidades (gaps) de aprendizagem e gerencie o acesso ao conteúdo que necessita. Ou seja, o usuário se autodirige durante o processo de aprendizagem. O acesso é livre para magistrados, servidores e estagiários.

O conteúdo da Midiateca está organizado em:

- Área Jurídica: os eventos desta área estão subdivididos em Minicursos e os demais eventos são apresentados por ano de realização.

- Área Administrativa: aqui o usuário encontra eventos institucionais que tratam de orçamento, gestão, plano estratégico, etc.

- Qualidade de Vida: eventos direcionados à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho ou fora dele.

- Ferramentas: repositório com recursos que nos auxiliam nas rotinas laborais, como PJe-Calc, I-Con, Censec etc.

Os magistrados que fizerem uso da midiateca poderão certificar as horas de estudos.

Comunidades de Prática

Esses são espaços para interação entre usuários que se interessam ou estão envolvidos com temas específicos, que querem aprender de forma coletiva. Nesses espaços todos criam e compartilham conhecimentos.

Em 2018, por exemplo, a Ejud4 On-line lançou uma Comunidade de Prática sobre a Reforma Trabalhista. Nela qualquer usuário (magistrado, servidor ou estagiário) pôde ter acesso à discussões sobre elementos da Reforma que mais lhes interessavam naquele momento.

Conforme a gestora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Escola Judicial, servidora Adriana Werner, as aprendizagens geradas na CoP tendem a ser multiplicadas no ambiente laboral, no desenvolvimento de ações de treinamento, entre outros espaços e situações. "O princípio da CoP é a troca, a construção de conhecimento de forma compartilhada e a interação entre pessoas que têm um interesse comum", explica.

Imagem Imagem

Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT4)


Anterior Próxima

Retornar
 
Av Praia de Belas, 1432 Prédio III Porto Alegre, RS  CEP 90110-904 Fone:(51)32552683 - 32552684 e-mail: escola@trt4.jus.br